Berlim e a história que todos conhecemos

Por Gabriela Westphal

Se eu pudesse escolher outra cidade pra morar que não Londres ou Florianópolis, seria Berlim com certeza. Lá todo mundo pode tudo, de um jeito que me lembra muito Londres. O povo alemão é muito mais agradável do que você imagina, e bem menos preconceituoso também. E isso não é só em Berlim (estivemos em Frankfurt e Munique e sentimos a mesma coisa).

berlin wall

Berlim é uma metrópole, e seu cotidiano se organiza como tal. Um pouco de caos aqui, uma expressão artística ali, gastronomia do mundo todo e uns belos pontos turísticos. Isso sem falar na história.

singer 109

O Hotel (ou hostel)

Tivemos uma experiência maravilhosa na cidade, em grande parte pela escolha do nosso hostel (o melhor que já fiquei em toda Europa): Singer 109. O Singer tem um átrio maravilhoso, com pé direito gigantesco, um pub no próprio hotel e pasmem: um piano! Simplesmente maravilhoso. A rua do hostel era na mesma direção da torre de Televisão, onde subimos pra ter uma experiência gastronômica bem prazerosa. Existe algo especial em fazer uma refeição com uma vista…

Mas voltamos à Berlim histórica. A presença da guerra, do holocausto, do reinado de Hitler (e felizmente, de seu declínio), está por toda a parte. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada com um irlandês muito gente boa. Aliás, em cidades com muita história como Berlim, Florença, Paris… vale muito a pena fazer um walking tour. A maioria é gratuita, você paga no final o que acha que o guia merece (e por favor, colabore!). O que você lê em livros, ou o que você nem imagina que existiu ou ainda existe, ganha vida quando contado de maneira cronológica e mostrando os edifícios em que as coisas realmente aconteceram. É mágico!

berlin holocausto

Não deixe de fazer:

  • tour guiada
  • subir na torre de TV e jantar por lá
  • visitar o museu do holocausto

Deixe uma resposta