Viajem leve: só a babagem de mão!

Por Gabriela Westphal

Você deve conhecer o ditado popular que diz: “há males que vêm pra bem!”

Acho que todo mundo acompanhou o chororô que foi quando as cias aéreas começaram a cobrar separadamente pela bagagem despachada né? Mas alguém aqui já experimentou viajar apenas com uma malinha à bordo? A gente teve essa experiência agora e adoramos!

Nada de espera pra retirar seus ítens, nem aquele suspense pra saber se sua mala chegou ou não junto com você. Nada de ítens roubados ou “perdidos”, nem controle alfandegário (praticamente).

Tá certo que nós viajamos por apenas 5 dias e durante o verão. Se você está indo para um destino super frio e congelante, talvez essa tarefa fique mais difícil. Mas existem vídeos na internet de pessoas que conseguiram. Ou ao menos reduziram sua bagagem para apenas 1 mala, sem ter que levar mais um monte de bolsas na mão.

O mais impressionante, é que a leveza da bagagem se traduz na leveza da sua viagem, sem muita combinação de roupa pra escolher, nem perrengue pra carregar as benditas pelas cidades de ladrilhos.

A esse ponto deve ter surgido a pergunta: Mas como reduzir sua mala até esse ponto? Como sobreviver sem os ítens que são proibidos na bagagem de mão?

Bom, tem bastante gente por aí com bem mais experiência do que eu e com vídeos completinhos com dicas e checklists pra você não se esquecer de nada. Mas aqui vão algumas dicas de uma pessoa neurótica, (eu) que conseguiu pela primeira vez “não levar alguma coisa só porque poderia precisar em algum momento!”.

7 dicas pra facilitar a preparar sua mala

  1. Veja se sua mala se enquadra nas medidas da cia aérea com a qual irá viajar. Eu prefiro as mais durinhas, com rodinhas que permitem que vocês as leve em pé ou puxando. Nesses modelos, senti falta de um bolsinho externo pra colocar um livro, por exemplo. Mas você pode levar isso na sua bolsa pessoal, pois ela não conta como a bagagem em si. Algumas cias ainda permitem guarda-chuvas, 1 casaco e 1 travesseiro. Mas lembre que a idéia é viajar mais leve!
  2. Coloque um cheirinho ou perfume na mala pras roupas ficarem perfumadas. Isso ajuda bastante se é uma mala que não foi usada recentemente. No fundo, ficam toalha, um casaco pra possível frio ou uma calça jeans que seria o plano B.
  3. Escolha bem o sapato que irá levar. Tem que ser confortável e combinar com todas as peças. Utilize o mais pesado ou maior no avião e leve uma rasteirinha e havainas. É mais do que suficiente.
  4. Pashmina, echarpes e cachecóis são leves, dão cor ao visual e protegem bem de um friozinho no final de tarde.
  5. Lingerie, meias e pijama: o básico do básico do básico. Meninas: lembrem de checar a blusa que estão levando pra não levar um vestido tomara-que-caia sem um sutiã que dê certo com ele. Por essa razão que a organização é bacana. Colocar as roupas em cima da cama também ajuda a visualizar combinações. Não é coisa de blogueira de moda não, é organização mesmo.
  6. A parte mais chatinha fica por conta dos líquidos e itens de banheiro. Se for pra hotéis, a maioria já tem kits com xampu, condicionador, sabonete etc. Em alguns casos, até lamina de barbear (que você não pode levar de jeito nenhum), e escova de dentes eles têm em caso de pedidos. Aqui vale lembrar que os líquidos não podem passar de 100ml, e eles devem estar em um ziploc ou saquinho plástico transparente. Poucos aeroportos exigem isso atualmente, mas é o que está na regra. Demaquilante é o de lencinho, removedor de esmalte também. Nada de cortador de unha, nem ítens exagerados de maquiagem. O que faltar, sempre pode ser comprado no destino ou até mesmo no aeroporto depois de passar pela segurança.
  7. Faça uma listinha com ítens de ultima hora: anticoncepcional, carregador de celular, fone de ouvidos e documentos pra viagem. Esses ítens geralmente deixamos pra última hora porque ainda vamos usar e muitas vezes esquecemos de levar.

Tudo isso coube na nossa malinha. Levei apenas uma bolsa estilo carteiro bem pequena, que é a mesma que usei pra passear pela cidade.

Ah, Levei também uma bolsa de pano dobradinha dentro da mala pra alguma compra que fizer e umas duas sacolinhas plásticas pra roupas sujas.

E vocês, já fizeram viagens maiores apenas com a babagem de mão?

Deixe uma resposta